Super Maxi - Pertinho de você

Como tirar cheiro de comida da casa

Foto Divulgação

Chegar em casa e sentir cheiro de comida pode ser ótimo, desde que a comida esteja sendo preparada naquele momento. Cheiros de ovos, peixes ou carnes do dia anterior não são nada convidativos e podem acabar totalmente com o seu apetite. Por isso, reunimos aqui algumas técnicas de como tirar cheiro de peixe da casa, e de algumas outras comidas com odor forte.

Quem gosta de cozinhar sabe como alguns odores podem impregnar no ambiente, e que um cheiro forte durante a refeição pode acabar com o prato, por mais delicioso que ele esteja. Então antes mesmo de começar a cozinhar, prepare o espaço abrindo bem as janelas e ligando o exaustor ou coifa - se você tiver um.

Depois de preparar a refeição, use um desengordurante para limpar as superfícies usadas para que a gordura não se acumule, fazendo com que a cozinha cheire mal.

Como tirar cheiro de comida da casa:
Use infusões para purificar o ambiente. Baunilha, limão e cravo ajudam a absorver odores indesejados. Encha uma vasilha com água fervente e algumas fatias de limão ou cravo. Alternativamente use pedaços de algodão embebidos em extrato de baunilha. Deixe o recipiente com a infusão aberto por algumas horas na cozinha para espalhar o bom cheiro.

Use vinagre para tirar o cheiro de peixe ou ovo das panelas e pratos, basta passar um pano umedecido com o ingrediente nestes utensílios. Se você não gosta muito do cheiro de vinagre use batatas, que são altamente absorventes. Coloque-as descascadas com sal marinho em suas panelas ou potes, e deixe-as por pelo menos duas horas para absorver os odores.

Outra alternativa é usar canela. Aqueça o forno e espalhe um pouco da canela em uma assadeira. Deixe o forno ligado em fogo baixo por cerca de 30 minutos. A canela irá soltar seu aroma e neutralizar os odores do ambiente. Outra opção é fazer uma infusão, fervendo alguns paus de canela.

O mau cheiro na geladeira também pode ser um problema. Para eliminá-lo, coloque um pratinho com bicarbonato de sódio ou fatias de limão na prateleira do meio.

Se você quer saber como tirar cheiro de micro-ondas, uma mistura simples pode ajudar. Prepare uma solução com 300 ml de água, um limão fatiado, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre. Coloque a solução em um recipiente de vidro e deixe aquecer dentro do micro-ondas por cinco minutos. Em seguida, passe um pano úmido nas paredes e na porta, e deixe o micro-ondas aberto para secar.

Como tirar cheiro de ovo e peixe?

Alguns cheiros são mais persistentes e fortes que outros, como por exemplo o de ovo e peixe. Eis aqui algumas dicas para resolvê-los:

Ovo
Com algumas boas práticas você tem como eliminar o cheiro de ovo da casa muito facilmente. Após usar ovos no preparo dos alimentos, sempre lave a louça com água quente e sabão, e deixe de molho por alguns minutos até que a água comece a esfriar. Em seguida, esfregue bem com uma esponja e depois enxágue. Por último, seque a louça com um pano limpo embebido numa pequena quantidade de álcool.

Peixe
O segredo de como tirar cheiro de peixe da cozinha é agir rápido e se livrar de todos os resíduos do cozimento, especialmente se você fritou o peixe. Nem sempre soluções caseiras funcionam quando se trata de um cheiro tão forte quanto este, então assim que terminar de preparar o peixe, descarte o óleo da fritura e use um desengordurante para remover respingos de gordura. Limpe todas as superfícies, fogão e bancadas. Não se esqueça de checar se a gordura espirrou no chão, na parede ou azulejos, e limpe imediatamente. Se o cheiro de peixe persistir após a limpeza, faça uma infusão para desodorizar o ambiente.


Cleanipedia


Veja Mais

Quem gosta de acordar e sentir aquele cheiro gostoso de café?


Essa oferta está imperdível!


Dia do Abraço

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você