Super Maxi - Pertinho de você

Lavar louça: como tornar essa tarefa mais fácil e rápida?

Foto Divulgação

Lavar louça pode ser demorado e trabalhoso. Mas com as nossas dicas de organização você vai ver como lavar louça pode ser fácil e prático. Confira!

O jantar estava delicioso! Todos elogiaram a comida, o vinho e a sobremesa. Agora, além da satisfação de ter oferecido uma bela refeição para seus amigos, ficou para trás uma pia cheia de louça. Mas não desanime! Lavar louça pode ser uma tarefa rápida, se você colocar em prática algumas dicas muito simples de organização e preparo. Assim, a louça para lavar vai ficar limpa rapidinho.

Lavando a louça: como começar

Para facilitar o processo, o ideal é ir lavando a louça que não será mais utilizada enquanto você cozinha. Dessa forma, restará pouca louça para lavar ao final da refeição.

Outra dica é tirar o excesso de alimentos dos pratos com um papel-toalha antes de começar a lavar louça. Assim você evita entupir a pia e ainda reduz a quantidade de gordura e sujeira no processo de limpeza.

Se possuir uma lava-louças, essas dicas também facilitam bastante. Mesmo com a ajuda de um eletrodoméstico para lavar louça, você pode ir carregando a máquina enquanto cozinha. Retirar o excesso de alimentos com o papel toalha também torna o processo mais rápido, pois elimina a necessidade de um ciclo de pré-lavagem.

Como lavar louça à mão: passo a passo

Organize toda a louça por grupos. Coloque as panelas e travessas em cima do fogão, os copos e talheres dentro da pia e os pratos dentro de uma bacia sobre a bancada com uma mistura de água e detergente para facilitar a remoção da sujeira. Fazendo essa divisão, o que estiver mais engordurado não entrará em contato com o que não demandará muita limpeza.

Comece a lavar a louça pelos copos e taças, que não acumulam gordura. Esfregue os copos com cuidado, usando a parte macia da esponja e um pouco de detergente. Enxágue e coloque-os para secar. Se tiver lavado taças de cristal, seque-as com papel toalha por dentro e por fora para evitar manchas. Guarde as taças assim que terminar de enxugá-las para prevenir acidentes devido ao acúmulo de louça sobre a pia.

O próximo grupo de louça para lavar é o de talheres, que também não acumulam muita gordura. Esfregue os garfos, colheres e facas com uma esponja macia e um pouco de detergente. Lembre-se de manter a torneira desligada durante o processo para não haver desperdício. Enxágue os talheres e coloque-os no escorredor para secar.

Em seguida, lave os pratos que ficaram de molho na bacia e soltaram a maior parte da sujeira. Passe uma esponja nos dois lados, enxágue e coloque-os no escorredor para secar.

Ao final, restaram as panelas e travessas, que podem exigir um pouco mais de esforço na hora de lavar louça. Para não ter muito trabalho, encha as travessas e panelas com água quente e um pouco de produto. Deixe a mistura agir por um tempo para ajudar a desprender a sujeira que pode ter ficado grudada. Em seguida, retire a água e passe o produto com uma esponja macia e úmida. Enxágue bem e ponha para secar. No caso dos utensílios de ferro, seque bem as panelas antes de guardar para evitar o aparecimento de manchas ou ferrugem.

Evite usar produtos abrasivos, que podem riscar sua louça. Não deixe a torneira aberta enquanto estiver lavando a louça para evitar o desperdício. Uma dica é enxaguar os utensílios só depois que tudo estiver limpo. Seque a louça com um pano de prato e guarde tudo no armário para manter sua cozinha arrumada. Outra dica é ferver um pouco de água e jogar sobre a esponja para matar germes e bactérias quando não tiver mais louça para lavar. Lembre-se também de trocar a esponja ao menos uma vez por mês.

Cleanipedia


Veja Mais

Quem gosta de acordar e sentir aquele cheiro gostoso de café?


Essa oferta está imperdível!


Dia do Abraço

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você