Super Maxi - Pertinho de você

Origem da Tinta

Foto Divulgação

Durante anos o homem esculpiu em argila, pedra ou madeira para gravar um registo da sua vida e experiências. Mas quando apareceram o papel e a tinta, eles revolucionaram a escrita para sempre. Assim, pela sua importância nessa revolução, é interessante saber quem inventou a tinta.

Os egípcios são frequentemente considerados os primeiros criadores da tinta. Também se diz que o papel foi inventado por um egípcio, porque “papel” vem da palavra “papiro” que crescia abundantemente na região do Nilo e que foi largamente utilizado no Antigo Egipto para escrever.

Mas a história mostra que ambos — papel e tinta — foram inventados por chineses. O inventor do papel foi T’sai-Lun e o inventor de tinta foi Tien-Lcheu.

Em 2607 a.C., Tien-Lcheu, um grande pensador e filósofo chinês, simplificou a escrita. Ele criou um líquido escuro para marcação em pedras e papéis. Na sua criação usou fuligem de madeira de pinho misturada com óleo e gelatina feita da pele de um animal.

Em 1200 a.C. este líquido preto para escrita tornou-se popular e outras pessoas desenvolveram-no mais, através da mistura de corantes naturais de minerais e plantas. Mais tarde, a goma, sumo de noz e sais de ferro foram adicionados à fórmula. Isto tornou-se na receita-padrão para as gerações vindouras pois resultava num tipo de tinta mais estável.

No século II foi inventado o papel de fibra de madeira, que se veio a demonstrar como o parceiro ideal para a escrita de tinta. Este duo tornou-se cada vez mais popular e gradualmente alcançou as costas da Europa e as outras partes do mundo.

Tien-Lcheu, o inventor da tinta, provavelmente não sabia ao que a sua mistura de fuligem, óleo, e gelatina daria origem. Ele tinha aberto uma nova porta para a alfabetização de inúmeras gerações, que continua mesmo na nossa era do computador moderno.

Origem das Coisas


Veja Mais

Como organizar suas compras de supermercado


Petiscos + bebidas + amigos Ideal para o fim de semana


Dicas para Limpar vidros

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você