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10 Dicas para curtir a praia de forma saudável

Foto Divulgação

Mesmo com as ceias de fim de ano (ainda frescas na memória e nos quilinhos extras) e com os recessos ou férias, não é nada legal relaxar na alimentação e nos cuidados com a saúde durante o verão. Quando nos divertimos na praia, por exemplo, somos tentados por diversas comidas “práticas” que nos são oferecidas ali mesmo, na areia, mas apesar das tentações é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde.

Procure fazer exercícios todos os dias

Caminhadas, andar de bicicleta, jogar futebol, vôlei… Mesmo que você não possa ir à academia, o corpo fica com o metabolismo em alta, o que ajuda na manutenção do peso.

Nunca passe o dia todo na praia com poucas refeições

Mesmo na praia, é importante lembrar de se alimentar ao longo do dia em intervalos de duas a três horas. Leve barra de cereal, frutas, sucos de frutas, castanhas, polenguinho. Esses alimentos ajudam a manter no corpo o gasto calórico na digestão, evitando muita fome à noite e a absorção em demasia de gorduras na próxima refeição.

Evite comer milho com manteiga ou margarina na beira-mar

Essas gorduras costumam rançar no calor da praia e aumentam muito o valor calórico desses alimentos. Prefira os milhos com um pouco de sal ou melhor ainda, sem sal.

Substitua o pastel frito e o peixe frito na praia

Se puder, opte por um sanduíche natural sem maionese – Além de ser mais magro, é muito mais saudável.

Beba muita água, suco de frutas sem açúcar ou água de coco

O sol ajuda na desidratação, o que aumenta o risco do envelhecimento precoce da pele. Com o suor em excesso na praia é importante repor a toda hora os líquidos que o corpo perde ao longo do dia.

Coma alimentos ricos em betacaroteno

Cenoura, beterraba, mamão, moranga, espinafre são ricos em betacaroteno e ajudam a manter um bronzeado bonito e garante a saúde da pele.

Ao acordar, faça um café da manhã reforçado

Caso fique mais de quatro horas na praia ou na piscina, lembre-se de reforçar o seu café da manhã. Inclua frutas, cereais integrais, leite ou iogurte e um ovo cozido. Além de estar melhor nutrido desde cedo, é mais fácil evitar as bobagens que são oferecidas por amigos ou vendedores na praia.

Coma saladas cruas nas refeições

Além de hidratar, elas contêm uma quantidade ótima de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal. Tempere sempre com azeite de oliva e salpique gergelim. Eles são fontes de cálcio e ômega 9.

Prefira picolés de frutas ou sorvetes de iogurtes tipo frozen

Além de hidratar e refrescar, picolés e sorvetes tipo Frozen são mais saudáveis, pois não possuem gorduras trans.

Planeje seus cuidados com a saúde em 2017

Aproveite o início do ano para comprometer-se com sua saúde e seu corpo, afinal somos resultado de nossas escolhas. Mantendo uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, você muito mais disposição e energia para o ano que se inicia.

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