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Férias: Confira dicas de como tornar a alimentação das crianças mais saudável e divertida durante esse período.

Foto Divulgação

Férias, quem não gosta delas? Momento de descansar, se divertir e renovar as energias. E para alguns, época em que os hábitos alimentares saudáveis também entram de férias e é aí que mora o perigo! Apesar de férias serem sinônimo de “aproveitar a vida”, isso não significa que devemos descuidar de nossa saúde.

Tome um bom café da manhã, refeição mais importante, pois garante energia para você começar e curtir seu dia bem disposta. Inclua pães integrais, frutas, sucos, iogurtes magros e cereais.

Cuidado com os embutidos (presunto, queijo, salame, etc). Eles são ricos em gordura, colesterol e sódio. Prefira os de menor valor calórico: mussarela light, mussarela de búfala, peito ou blanquet de peru light e presunto magro.

Não fique mais de 4 horas sem comer, para seu metabolismo não ficar lento e você não exagerar a hora que der fome.

Evite comer besteiras calóricas e nada saudáveis (pão de queijo, salgado folhado, fritas, etc) no lugar de um prato de comida equilibrado (salada, arroz, feijão, filé grelhado e legumes).

Se possível, varie. Inclua carne, peixe e frango, legumes e verduras diversas (crus e/ou cozidos), frutas, arroz integral se possível, castanhas, pães ou torradas, massa ou batata (cozida de preferência), etc. Quanto mais colorida for sua alimentação, melhor!

Nos restaurantes, evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos caseiros, que são frequentemente expostos em ambiente não refrigerado.

Alimentação nas férias das crianças

Para quem tem filhos em casa não é nenhuma novidade que frutas, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio e que é preciso estabelecer horários regulares para as refeições. O problema é como manter essas regrinhas durante as férias.

Sair da rotina e comer mais guloseimas faz parte das férias, mas é necessário tomar alguns cuidados para não descuidar da saúde da criançada.

Férias em casa

Se as crianças passam as férias em casa, as mães conseguem ter um maior controle, mas é inevitável eles pedirem um cachorro quente ou hambúrguer no lugar de um prato de comida, afinal estão de férias! Outro problema é que dependendo da idade, a criança tem maior acesso à dispensa e geladeira e o que não tiver das guloseimas que eles gostam, naturalmente vão pedir!

Se forem viajar, é uma boa oportunidade para introduzir novos alimentos e sabores aos pequenos! Nas viagens tudo é novidade e por isso pode ser mais fácil que ela experimente algo novo!

Se o roteiro for praia e estiver muito calor, é preciso que a criança tome água e água de coco com frequência para não desidratar e coma algo saudável antes de irem almoçar.

O que evitar durante as férias:

– Pular o café da manhã não pode. Essa é a refeição mais importante para fornecer à criança energia e nutrientes importantes para seu crescimento como carboidrato (pães e cereais), cálcio (leite e derivados), vitaminas e fibras (sucos e frutas). Além disso, nas férias, o almoço costuma ser mais tarde e com o café da manhã, a criança estará com nutrientes suficientes para esperar a próxima refeição.

– Deixar que comam bobagens todos os dias e a qualquer hora. As crianças devem almoçar até 12h30 e jantar, no máximo, às 20h.

O que fazer durante as férias:

– Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.

– Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches tipo tostex no pão integral, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas e picolé feito em casa.

Assim que as férias terminarem, retome a rotina, que é importantíssima para que os pequenos se desenvolvam de forma saudável.

Gazeta do Interior


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