Super Maxi - Pertinho de você

Origem do Fondue

Foto Divulgação


É um prato de origem suíça, originalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

Consiste basicamente em uma mistura de queijos fundidos com vinho, que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas noisettes e legumes cozidos, ou com a guarnição de sua preferência. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo comprido para ficarem cobertos com o queijo fundido.

O mesmo foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno suíço. Os camponeses que moravam em regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Assim, começaram a utilizar o queijo (já que eram produtores de leite) como principal ingrediente de uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva. O queijo ficava no fogo e cada camponês mergulhava pedaços de pão no creme derretido.

Muitas pessoas só conhecem o fondue de chocolate, muito popular no mundo inteiro. Na verdade, este prato começou a se destacar na década de 50, após o chefe de Nova York Conrad Egli o ter criado para servir de sobremesa.

Embora o fondue tenha sido criado pelos humildes camponeses suíços, hoje em dia é considerado um prato refinado e luxuoso.

História de Tudo


Veja Mais

Petiscos + bebidas + amigos Ideal para o fim de semana


Dicas para Limpar vidros


Dia dos Pais!

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você