Super Maxi - Pertinho de você

Como limpar motos e mobiletes

Foto Divulgação

Existem duas excelentes razões para explicar porquê a limpeza da moto deve ser uma prioridade para todos os motociclistas: a manutenção regular não só assegura que motos e mobiletes continuem rodando bem, com menos riscos de danos, como também ajuda a conservar o visual do veículo.

A limpeza da moto exige algum tempo e esforço, mas você pode reduzir a quantidade de ambos ao realizar pequenas manutenções com regularidade, como parte de sua rotina normal de limpeza. É muito mais fácil fazer isso do que enfrentar toda a lama e sujeira acumulada em um mês de uma vez só.

Quais produtos de limpeza de motos devo usar?

É muito tentadora a ideia de usar a mangueira de alta pressão para se livrar da poeira e sujeira de sua moto, ou de misturar água quente com detergente e fazer uma limpeza rápida com uma esponja. Contudo, nenhum desses procedimentos funciona bem para limpar motos.

As mangueiras de alta pressão são potentes demais para as peças mais delicadas da moto, como o radiador, o resfriador, as correntes e os rolamentos das rodas.

O detergentes de lavar louça e o sabão para roupas geralmente contêm sais que podem danificar a pintura e contribuir para a corrosão da estrutura de metal.

A melhor opção é usar um produto específico para limpeza de motos, que pode ser encontrado em qualquer loja de equipamentos automotivos. Leia sempre o rótulo para certificar-se de que o produto é realmente adequado para a sua moto e aplique-o de acordo com as instruções de uso.

Você também vai precisar de um bom desengordurante para limpar a corrente da moto. Um produto de boa qualidade, pode ser usado para remover a graxa acumulada e resíduos oleosos das correntes, permitindo, assim, que elas rolem com maior liberdade. Depois de desengordurar as correntes, use um lubrificante para que continuem a rodar suavemente.

Dica importante

Não se esqueça de limpar áreas como os para-lamas, a placa e os eixos, mas tenha cuidado ao limpar lacres, pois eles podem se soltar durante a limpeza.

Devo usar escovas ou esponjas na limpeza da moto?

Uma das perguntas mais pertinentes em relação à limpeza das motos é: devo usar escovas ou esponjas para aplicar os produtos de limpeza? Naturalmente, cada um tem seu método preferido para limpar motos, mas cada uma delas é apropriada para a limpeza de uma parte diferente da moto ou da mobilete.

Veja como usá-las:

Esponja


As esponjas devem ser usadas nas áreas mais amplas da moto, que são mais resistentes e menos suscetíveis ao acúmulo de sujeira.

Deve-se usar a esponja apenas na lataria e no quadro principal da moto ou mobilete. Alguns motociclistas preferem usar toalhas pequenas como alternativa às esponjas.
Aplique uma solução de água misturada com o produto de limpeza de motos de sua preferência, da parte frontal para a traseira, ou de cima para baixo.

Para remover manchas e sujeiras mais persistentes, segure a esponja em cima do local afetado por um minuto ou dois, para facilitar a remoção.

Lave a moto com cuidado, com água limpa. Caso você queira usar uma mangueira, não mire o jato de água diretamente nas áreas mais vulneráveis.

Escova

As escovas podem ser usadas em todas as outras áreas da moto ou da mobilete. Elas facilitam a limpeza, pois alcançam as arestas e fendas mais difíceis e evitam também que as partes mais delicadas da moto sejam esfregadas com excesso de força.

Use uma escova dedicada à limpeza de motos ou alguma escova com cerdas médias, como uma escova de dentes velha, uma escova de limpeza ou até mesmo um pincel pequeno.

Você pode limpar com a escova os amortecedores e as pinças de freio.

As escovas podem ser usadas ainda para limpar partes do escapamento (como os canos de descarga) e o motor. Essas partes esquentam bastante com o uso, por isso você deve esperar a moto esfriar completamente antes de limpá-la. Além disso, essas áreas demandam mais tempo e esforço, pois o calor resseca a sujeira e dificulta sua remoção.

Use uma escova para aplicar o desengordurante e o lubrificante às correntes, para que elas fiquem mais limpas. Depois de aplicar o lubrificante entre os elos da corrente, use um pano de microfibra para massagear o óleo de modo que ele seja absorvido pela corrente e os resultados sejam maximizados.

Últimos retoques da limpeza da moto.

Depois de limpar a moto, deixe que ela seque completamente antes de dar os toques finais:

Use um pano de camurça ou estopa para lustrar suavemente o corpo da moto. Isso vai remover quaisquer manchas de água que persistirem depois do enxágue, e vai deixar a pintura opaca brilhando.

Use um polidor doméstico comum para dar brilho às rodas e fazer com que elas girem com maior liberdade.

Coloque o polidor em um pano ou estopa. Nunca o aplique diretamente às rodas. Tome cuidado também para não tocar nos freios.

Aplique lubrificante às partes móveis, como a corrente, para assegurar que todos os óleos removidos com a limpeza sejam repostos.

cleanipedia


Veja Mais

Essa oferta está imperdível!


Dia do Abraço


Vamos comer mais frutas?

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você