Super Maxi - Pertinho de você

Origem do Vinho

Foto Divulgação

Os primeiros escritos sobre vinho

Uma das obras literárias mais antigas da humanidade, o Gilgamesh (uma série de poemas e lendas sumérias compiladas por volta do século VII a.C.).

É difícil especificar quando e onde se iniciou a história do vinho. Na verdade, bastava haver a cultura da uva, sua coleta e posterior conservação em um vaso apropriado, para que houvesse a possibilidade de se obter sua essência. Pesquisas arqueológicas têm apontado a existência de uma quantidade razoável de sementes da uva como um indício da presença de produção vinícola, mesmo em seu estágio mais rudimentar.


A odisseia do vinho

Entre os gregos o vinho tinha ainda uma coloração escura, daí o costume de ingerir esta bebida mesclada com água. Bebê-la pura era condenável, considerado um ato libertino. Nesta etapa, o vinho ainda era preservado em interação com a atmosfera, pois era armazenado em barricas, num odre fabricado com pele de cabra ou em vasos antigos de barro, tampados apenas com óleo ou com um pano imerso em gordura.

Embora várias evidências indiquem que o vinho possa ter sua origem no sul asiático, japoneses, chineses e alguns povos muçulmanos renunciaram à sua prática, seja por fatores sociais ou religiosos. Por outro lado, atingiu o ápice na Grécia e entre os romanos, que estenderam seu cultivo por todo o império. Ao se irradiar pela Europa, ele atingiu regiões as mais remotas, onde houvesse o solo propício e o clima adequado.

Info Escola


Veja Mais

Dia do Abraço


Vamos comer mais frutas?


Resultado Sorteio

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você