Super Maxi - Pertinho de você

Como limpar sua bicicleta.

Foto Divulgação

Quem tem bicicleta sabe que é importante passar um pano úmido para remover a poeira e aplicar um pouco de lubrificante na corrente sempre depois de usá-la. Mas, vamos ser honestos, quantos de nós fazemos isso? Principalmente depois de uma pedalada longa, a limpeza da bicicleta geralmente é a última coisa que pensamos em fazer.

No entanto, com o tempo, o excesso de sujeira pode prejudicar o desempenho da sua bike. Fazer a limpeza dela não é difícil e nem cara, e a manutenção regular de fato ajuda a aumentar o ciclo de vida da sua bicicleta e reduzir o risco de acidentes. Então que tal arregaçar as mangas? Veja aqui algumas dicas e itens essenciais para o kit de limpeza da sua bicicleta.

Limpeza do quadro da bicicleta
A limpeza do quadro da bicicleta é bastante rápida e simples. Você vai precisar de um balde com água quente e detergente de lavar louça. Quanto mais quente a água, melhor, mas cuidado - não tão quente a ponto que possa lhe queimar. É recomendável ainda que você proteja suas mãos com um par de luvas de borracha.

Certifique-se de agitar essa mistura vigorosamente para gerar bastante espuma. Em seguida, use um pano para limpar o quadro da bicicleta. Você verá que a água quente remove bem as sujeiras de óleo e graxa de sua bicicleta. O detergente, por sua vez, amolece a lama e a poeira, facilitando sua remoção.

Se mesmo assim sobrarem sujeiras mais resistentes, você pode fazer uso de um limpador de superfícies, como estes que usamos na cozinha, para facilitar a limpeza. Basta borrifar o produto na bicicleta molhada e limpar com uma esponja macia.

Limpador de corrente e desengordurante para bicicletas
Para limpar a corrente da bicicleta você vai precisar de um lubrificante e de um desengordurante, ou água quente misturada com detergente. Confira aqui o passo a passo para uma limpeza eficaz da corrente de sua bicicleta:

Em primeiro lugar, use com cuidado uma mangueira para remover o excesso de lama e poeira. Dê preferência a uma mangueira de jato leve. Evite usar lavadoras de alta pressão, pois o jato potente de água pode deslocar algumas peças.
Engate a marcha de modo que a corrente fique o mais esticada possível, para facilitar seu acesso a ela. Recomendamos colocar a corrente frontal na marcha mais alta e a traseira na marcha mais baixa.
Aplique o desengordurante e esfregue a corrente com uma escova de cerdas duras. Até mesmo uma escova de dentes velha pode servir. Certifique-se de limpar entre todos os elos, para ajudar a corrente a rodar suavemente. Você verá uma diferença nítida na aparência da corrente depois da limpeza.
Por fim, use um pano para secar e limpar bem a corrente e remover o excesso de desengordurante antes de aplicar uma pequena quantidade de lubrificante. E atenção, se a quantidade for muito pequena, a corrente vai ficar exposta à ferrugem; se for grande demais, a poeira do piso vai grudar no excesso de óleo. Por isso, é importante sempre seguir as instruções do rótulo.

Cuidados com os cabos da bicicleta
A limpeza da bicicleta não se resume ao quadro e à corrente; os cabos são um elemento importante também. Nesse caso, você deve usar novamente um pouco de desengordurante para bicicletas, esfregar os cabos com um pano e depois aplicar uma camada espessa de lubrificante. A melhor maneira de fazer isso é massagear os cabos para que o lubrificante seja absorvido por cada fibra individualmente.

Cleanipedia


Veja Mais

Petiscos + bebidas + amigos Ideal para o fim de semana


Dicas para Limpar vidros


Dia dos Pais!

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você