Super Maxi - Pertinho de você

4 dúvidas sobre o uso de detergente

O uso de detergente causa mesmo algumas dúvidas. Por exemplo: será que é verdade que uma gota do produto tira a mancha de gordura da roupa? Abaixo você confere a resposta para esta e outras dúvidas.

1. Detergente tira mesmo a mancha do tecido?

Malatesta lembra que o detergente é um produto próprio para tirar gordura. “Então, por isso, costuma-se aplicar um pouco de detergente sobre uma mancha de gordura em tecido”, diz.

Porém, vale destacar: se a mancha não for de gordura, provavelmente o detergente não terá um efeito positivo.

“Mas o detergente não é o produto mais adequado para lavar roupas (de uma forma geral). Existem no mercado inúmeras possibilidades melhores, que terão um efeito bem melhor no tecido”, acrescenta o químico.

2. Detergente pode ser usado para limpar prata?

Malatesta destaca que a prata, quando exposta ao ar, fica com aspecto preto. “O detergente não tem ação de reverter isso. Pode até ser utilizado para limpar o objeto, mas não tirará o ‘preto’, para isso, é necessário um produto específico”, diz.

3. Pode-se usar detergente para lavar sanduicheira (e aparelhos similares)?

Pode, e é até recomendado, de acordo com Malatesta. “Só é preciso cuidado com a quantidade de água na hora de enxaguar, para que a água não entre nas partes elétricas e danifique o aparelho”, diz.

“O detergente, por si só, não prejudica o teflon, o que pode estragar é a forma como ele será esfregado (no caso de esponja de aço, por exemplo)”, acrescenta o químico.

4. Pode-se usar detergente para limpar a lente de óculos?

De acordo com Ana Paula, sim. “Aplique apenas uma gotinha delicada em cada lente, espalhe com delicadeza e exangue. Seque com pano microfibra”, orienta.

Agora você já conhece alguns lugares/materiais em que deve evitar aplicar detergente, bem como outros em que o produto será útil para a limpeza.

Vale lembrar que hoje no mercado existem inúmeras apresentações de produtos de limpeza. E que, cada segmento tem suas particularidades. Por isso, existem produtos mais ou menos adequados para cada fim. Quando usado corretamente um produto para o seu devido fim, ele tende a limpar com mais facilidade, rapidez, possui facilidade de aplicação e com certeza oferecerá melhores resultados.

Dicas de Mulher


Veja Mais

Quem gosta de acordar e sentir aquele cheiro gostoso de café?


Essa oferta está imperdível!


Dia do Abraço

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você