Super Maxi - Pertinho de você

O Papo de hoje é "calorias"

Calorias... amadas por uns e por outros nem tanto assim. Palavrinha inofensiva que quando usada em grandes quantidades faz um belo estrago. Nunca se falou tanto essa palavra. Mas vamos entender melhor?

As calorias, como conhecemos, por definição, se referem a quantidade de calor necessária pra elevar 1ºC (um grau Celsius) a temperatura de 1ml de água. Na prática, as calorias são o valor energético dos alimentos, ou seja, expressam a quantidade de energia que cada alimento fornece quando ingerido por nós.



A gordura, o carboidrato e a proteína são os macronutrientes presentes em nossa dieta. A água e os micronutrientes (vitaminas e minerais) não possuem calorias.

Como vocês podem observar, 1 grama de gordura contém mais que o dobro das calorias dos carboidratos e das proteínas. Porém, não há como excluir toda a gordura da nossa alimentação, mas podemos controlar.


Todos os alimentos contêm calorias. Todos! Inclusive os vegetais, que são fonte de vitaminas e minerais (que não têm calorias), porém apresentam outros nutrientes, mesmo que em pequenas quantidades.

E isso não é motivo para se desesperar, já que nós PRECISAMOS das calorias. Precisamos porque elas são o combustível para que nosso corpo funcione.

O grande lance é o seguinte: para mantermos o nosso peso, o balanço energético deve ser nulo, ou seja: a quantidade de calorias que ingerimos deve ser igual a quantidade de calorias que gastamos no nosso dia-a-dia.

Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, ganhamos peso. Quando ingerimos menos calorias do que gastamos, perdemos peso.

A quantidade de calorias ideal a ser ingerida é individual. Isso vai depender do seu organismo, da sua idade, sexo, seus hábitos diários, se você pratica ou não atividade física, se você tem alguma doença e vários outros fatores. Por isso é de extrema importância o papel da nutricionista.

E uma coisa que eu gostaria de deixar bem claro é que o mais importante em uma dieta não é a quantidade de calorias que ela possui, e sim a qualidade da fonte dessas calorias!

Não adianta nada eu falar pra você que o ideal é que você consome 1800 calorias por dia e não te falar qual o melhor meio de atingir essas calorias, ou seja, os melhores alimentos.


As calorias são importantes de serem observados, principalmente para que você possa fazer escolhas mais adequadas, mas devem ser consideradas dentro de um conjunto.

Então quer um conselho? Procure uma Nutricionista! Você deve se preocupar em fornecer nutrientes adequados e que farão bem ao seu organismo e não só calorias!

Então não perca tempo. Adquira alimentos variados e de boa qualidade. Vá há uma loja SuperMaxi, sempre tem uma pertinho de você, e adquira os alimentos de sua preferência.

Adriana Karimi Manish – Gestora de Qualidade


Veja Mais

Petiscos + bebidas + amigos Ideal para o fim de semana


Dicas para Limpar vidros


Dia dos Pais!

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você