Super Maxi - Pertinho de você

Casquinha de Laranja Cristalizada

Em tempos de economia nada melhor do que aproveitar todas as partes do alimento, que além de fazer bem a saúde do corpo, faz bem a saúde mental, espiritual e até do meio ambiente, pois através da sensibilização do consumo responsável produzimos menos resíduos e dejetos que serão lançados na natureza.

INGREDIENTES

3 laranjas de casca grossa (usei Bahia)
1 xíc. de açúcar
1 xíc. de água

Faça um delicioso suco da laranja. Retire a polpa e com uma faquinha afiada, retire somente o excesso da pele branca. Na foto abaixo, já estão prontas para cozinhar.














Repare que as casquinhas ainda devem ficar com um pouco da pele branca, que vai dar uma textura mais macia.

Coloque as cascas numa panela e cubra com água fria. Leve ao fogo. Quando ferver, coe e descarte a água. Repita esta operação mais duas vezes. Reserve.

Na mesma panela, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Junte as cascas e diminua a chama para fogo bem baixo.



Deixe cozinhar até que fique transparente.

A calda não deve chegar a engrossar demais, por isso é importante que o fogo seja bem baixo. Se necessário, pingue água durante o cozimento para diluir a calda. Minhas casquinhas cozinharam por 40 a 50 minutos.

Escorra as casquinhas com o auxílio de uma peneira, até que pare de pingar. Reserve a calda do cozimento e guarde na geladeira em pote bem fechado. Ela pode ser usada para adoçar chás e sucos, ou ser usada em receitas.



Depois de BEM ESCORRIDAS, temos duas opções:

Arrume as casquinhas em cima de uma folha de papel manteiga. Deixe secar por uns dois dias até que não grude mais uma na outra. Esse tempo vai depender da umidade do ar ambiente.



A primeira opção seria passas as casquinhas em açúcar depois de bem escorridas e depois arrumar no papel manteiga para secar:



Podemos usá-las como um petisco ou para adoçar o chá. Um charme que vai no pires.



Se desejar passar no chocolate, derreta 200g de chocolate meio amargo. Destas 200g de chocolate, irá usar a metade, mais ou menos, para esta quantidade de laranja, porém, para que você consiga mergulhar as casquinhas até o final, é necessário que tenha chocolate excedente.



Sugestão: coloque o restante do chocolate num saquinho de confeitar e faça umas gotas em cima de um papel manteiga e deixar secar. Guarde em recipiente hermético. Você terá as gotas de chocolate prontas para serem derretidas novamente para outra aplicação, ou usadas no acompanhamento de um café, cappuccino ou usadas em cookies e bolos.



Adriana Karimi Manish – Gestora de Qualidade


Veja Mais

Petiscos + bebidas + amigos Ideal para o fim de semana


Dicas para Limpar vidros


Dia dos Pais!

Super Maxi - Pertinho de você

Super Maxi - Pertinho de você